-
Seu carrinho está vazio!
A campanha Setembro Amarelo foi inspirada pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado em 10 de setembro. O assunto é bastante relevante e a campanha, que dura o mês inteiro, quer chamar a atenção das pessoas para os problemas que levam ao suicídio e mostrar como eles podem ser identificados.
Em 2018, o Centro de Valorização da Vida informou que existe uma média de 1 morte autoprovocada a cada 45 minutos no Brasil. Isso corresponde a 32 suicídios por dia, um número alto e assustador. Para impedir uma evolução desses casos, o CVV oferece apoio emocional através de voluntários que conversam por telefone, chat ou e-mail com pessoas que estão e situações de desespero.
O contato com esses voluntários pode ser realizado a qualquer hora do dia ou da noite, basta ligar para o número 188 ou acessar o site do www.cvv.org.br. O atendimento é totalmente sigiloso, para proteger a identidade das pessoas que procuram ajuda.
As campanhas de prevenção ao suicídio têm enfatizado a importância em falar sobre o assunto, ajudando as pessoas a lidarem com suas emoções nesses momentos em que existe a vontade de tomar atitudes extremas.
Fatores emocionais, psicológicos, sociais e culturais podem levar as pessoas ao suicídio quando estas não se sentem preparadas para lidar com suas questões. Nesse caso, oferecer apoio e buscar informação sobre como formas de tratamento é essencial para salvar uma vida.
Esses comportamentos não podem ser banalizados. Se você sabe de alguém que está passando por um momento difícil, procure escutá-la e oriente-a a procurar apoio psicológico, e se puder, esteja sempre por perto.