-
Seu carrinho está vazio!
O consumo de alimentos ricos em sódio, gordurosos, ultraprocessados e industrializados oferece risco à saúde, propiciando o desenvolvimento de doenças como a obesidade, hipertensão, doenças do coração e até câncer.
Foi pensando em orientar a população sobre a importância de uma alimentação nutritiva, que o Ministério da Saúde criou o Dia Nacional da Saúde de Nutrição, que tem como objetivo alertar a população sobre a importância em manter um cardápio alimentar variado de produtos naturais, legumes e verduras. Gerando um movimento que defende a importância do consumo de alimentos preparados em casa.
Para isso, é importante conhecer os alimentos e entender como pode compor de maneira saudável o seu cardápio.
- Alimentos minimamente processados ou in natura devem ser a base da alimentação, sua origem é predominantemente vegetal e base para uma alimentação saudável e equilibrada.
- Óleos, gorduras, sal e açúcar devem ser utilizados em pequenas quantidades. Eles são extraídos de alimentos in natura, como a cana-de-açúcar, e contribuem para tornar os alimentos mais saborosos e nutricionalmente balanceados, mas é importante saber que o uso em excesso é prejudicial à saúde.
- Alimentos processados, como legumes em conserva, compotas de frutas, pães e queijos passam por um processo que altera sua composição nutricional, por isso, o ideal é que eles sejam consumidos de maneira limitada, como ingredientes ou como parte de refeições compostas na maior parte por alimentos naturais.
- Alimentos naturais e minimamente processados devem ser priorizados na sua alimentação, ao invés dos ultraprocessados. Água, leite e frutas e comidas frescas podem ser a primeira opção no seu cardápio.
Manter uma alimentação saudável significa viver com mais saúde e disposição. Um profissional de nutrição pode contribuir com a elaboração do cardápio ideal para sua rotina.