-
Seu carrinho está vazio!
Quantas pessoas você conhece que possuem algum tipo de alergia? Seja respiratória, alimentar ou de pele, elas atingem cerca de 40% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.
O Dia Mundial da Alergia foi criado pela Organização Mundial da Saúde com o objetivo de alertar a população mundial sobre a importância da disseminação de informações a respeito de fatores que desencadeiam crises alérgicas que podem colocar em risco a saúde das pessoas.
O que sabemos sobre alergias:
Quando o organismo entra em contato com possíveis substâncias agressivas, o sistema imunológico responde para defender o corpo, causando diferentes reações. A reação alérgica é uma resposta exagerada a essas substâncias.
A OMS alerta que as doenças alérgicas estão entre as seis doenças mais frequentes do mundo.
Alergias respiratórias, como rinite alérgica, asma e sinusite são as mais comuns e podem ser provocadas por elementos no ar, poeira, ácaros, mofo, fumaça, pelos de animais.
Já as pessoas com alergias alimentares podem sofrer reações ao ingerir proteínas do leite de vaca, alguns tipos de frutas, frutos do mar, amendoim e até ovo. Nesses casos, as reações podem se manifestar como através de coceiras e do inchaço nos lábios, além de causar vômitos e diarreia em alguns casos.
A prevenção às crises é fundamental para que as reações alérgicas não ocorram, prejudicando a saúde e qualidade de vida do paciente. Para isso, é recomendável buscar ajuda médica, de um profissional especializado no assunto, como o alergologista. Ele fará uma avaliação detalhada do quadro clínico do paciente, solicitando, quando necessário, exames e testes que investiguem a causa das reações alérgicas.