-
Seu carrinho está vazio!
Todo ano, a campanha Outubro Rosa reforça a importância de acompanhar a saúde para prevenir o câncer de mama, especialmente em mulheres, que são as principais vítimas da doença. Criada no início da década de 90, a campanha se estendeu para além das instituições públicas, sendo aderida por empresas que ajudam a disseminar ainda mais informação sobre o câncer de mama e os meios de prevenção e tratamento.
Na maioria dos casos, a doença costuma ser identificada pela própria mulher, que percebe a presença de nódulo endurecido e indolor na mama. Outros sinais também podem indicar a presença do câncer, são eles:
- Endurecimento da mama;
- Pele com aparência de "casca de laranja" ou retração;
- Líquidos saindo espontaneamente do mamilo;
- Vermelhidão ou mudança de posição ou formato do mamilo;
- Nódulo no pescoço ou axilas.
Existem algumas maneiras de detectar o câncer de mama, a primeira delas é o exame de toque, quando a mulher ou o médico apalpa a mama para verificar se existe algum nódulo. A ultrassonografia também é essencial para avaliar a forma e a consistência da mama, ajudando na diferenciação de nódulos sólidos e cistos. A ressonância nuclear magnética pode ser usada para complementar outros exames e no caso de nódulos suspeitos, uma pequena cirurgia é realizada para coletar o material encontrado e realizar a biópsia.
Dependendo do resultado, o médico encaminhará para o tratamento apropriado, que pode incluir cirurgia, quimioterapia e a ingestão de outros medicamentos.
O Instituto Nacional do Câncer - INCA, apontou que em 2018 eram estimados quase 60 mil novos casos de câncer de mama. A incidência da doença em mulheres com menos de 50 anos é menor, por isso, a exigência de exames na mama a cada dois anos é feita para aquelas com idade entre 50 e 69 anos.
As chances de cura também são maiores se o câncer for detectado no início, o que mostra a importância de acompanhar a saúde, mantendo as visitas regulares ao médico e optando por uma vida mais saudável.