-
Seu carrinho está vazio!
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer com mais incidência entre os homens no país, ficando atrás apenas do câncer de pele. Muito se fala sobre o tratamento de prevenção da doença, mas a realização do exame que a identifica ainda é um tabu.
O exame de toque retal é feito pelo médico que, vestido com uma luva, introduz o dedo no reto para palpar as partes posteriores e laterais da próstata, avaliando sua forma, textura e tamanho. Este exame costuma ser rápido e indolor.
Especialistas recomendam que os exames preventivos sejam realizados pelo menos uma vez por ano em homens a partir de 50 anos, idade em que a incidência da doença é maior. Campanhas como o Novembro Azul são realizadas para que a informação possa chegar a toda população, elucidando questões sobre prevenção e tratamento.
A prevenção da doença é um tópico que está sempre em pauta e que parece muito simples, mas muitas pessoas têm dificuldade de manter hábitos mais saudáveis, muitas vezes por conta de rotinas atribuladas. É importante pensar em novas formas de viver para evitar o desenvolvimento e evolução dessa doença:
Ter uma alimentação saudável;
Controle de obesidade;
Prática de atividade física;
Não fumar cigarro;
Evitar o consumo de bebida alcoólica.
E mais do que isso, visitar o médico regularmente para que a doença seja identificada logo no início, aumentando as chances de cura com a introdução de tratamentos menos agressivos, conforme diagnóstico médico.
O câncer próstata não deve mais ser um tabu entre os homens, o tratamento e a prevenção significam mais vida.