-
Seu carrinho está vazio!
Dia 15 de fevereiro é o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil, uma data importante, que lembra a luta de milhões de crianças e adolescentes contra essa terrível doença.
Dados do Instituto Nacional do Câncer, o INCA, mostram que o câncer infantil é a primeira causa de morte entre pré-escolares e adolescentes no Brasil, representando 7% dos óbitos. O INCA ainda aponta que a cada ano, cerca de 12 mil novos casos de câncer infantil são diagnosticados no país.
O tipo de câncer mais frequente na infância e na adolescência é a leucemia, os tumores que atingem o sistema nervoso central e os linfomas, que atingem o sistema linfático.
Uma reportagem recente, publicada pela Veja Saúde mostrou que a Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, está desenvolvendo um novo transplante, capaz de contribuir positivamente para a cura do câncer.
Trata-se de de uma solução que se baseia na aplicação de uma quimioterapia realizada após a infusão das células produzidas pelos linfócitos T e que podem estar contidas na medula doada. Essa quimioterapia seria capaz de atingir os linfócitos sem afetar as células-tronco, o que possibilita que pacientes recebam a medula de doadores parcialmente compatíveis.
O tratamento também é uma maneira de aumentar as chances de encontrar rapidamente um doador, já que os familiares parcialmente compatíveis também poderiam doar a medula para o paciente que sofre de câncer.