-
Seu carrinho está vazio!
Chegamos a mais um mês de outubro, período em que as campanhas de prevenção e combate ao câncer de mama se intensificam para contribuir com a conscientização sobre os riscos da doença e a importância dos cuidados que viabilizam o diagnóstico precoce e aumentam as chances de cura.
Esse é o tipo de câncer mais recorrente entre as mulheres no Brasil. A doença ocorre quando as células da mama se desenvolvem de maneira anormal, multiplicando-se rapidamente até que formam um tumor maligno.
O principal sintoma identificado pelas pacientes é a presença de um caroço no seio, que pode ser acompanhado ou não de dor. Outros aspectos a serem observados é a modificação da pele do seio, que pode ficar parecida com uma casca de laranja, além disso, atente-se a pequenos caroços embaixo do braço. Esses são sinais de alerta para que as mulheres procurem um médico para realizar uma avaliação.
O exame clínico das mamas pode ser realizado pelo médico ou enfermeiro treinado para essa atividade. Neste exame, alterações nas mesmas podem ser identificadas e, se for necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia.
O que é mamografia?
Trata-se de um exame muito simples que consiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno.
Os exames preventivos devem começar quando a mulher tiver 40 anos ou mais de idade. As mulheres devem procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realização do exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos.
A prevenção contribui com o diagnóstico precoce da doença, o que aumenta as chances de cura. Por isso é tão importante que o acompanhamento médico seja realizado nos períodos recomendados.
Outubro Rosa reforça ações de conscientização
A campanha Outubro Rosa foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.733/2018 e instituiu outubro como o Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama. Nesse período, devem ser desenvolvidas atividades que reforçam a consciência a respeito da doença, como:
I – iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa;
II – promoção de palestras, eventos e atividades educativas;
III – veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners , em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.