-
Seu carrinho está vazio!
A medula óssea é o tecido responsável pela produção de células sanguíneas como os glóbulos vermelhos, brancos e as plaquetas. Ela é o tecido encontrado no interior dos ossos. É nas células-mãe que se originam as células sanguíneas, e elas estão presentes em maior quantidade na medula óssea.
Todo ano, no terceiro sábado de setembro se comemora o Dia do Doador de Medula Óssea. Esse ano, a data é celebrada em 21 de setembro. A doação é necessária nos casos em que pacientes possuem doenças que impedem a produção normal de células sanguíneas.
Poucas pessoas sabem sobre a possibilidade de doar medula óssea e desconhecem os procedimentos para esta ação. Por isso, separamos algumas informações, divulgadas pelo Instituto do Câncer, que você precisa saber para ser um doador:
Procure na sua cidade um hemocentro ou hemonúcleo autorizado e cadastre-se;
Ter entre 18 e 54 anos;
Estar em bom estado de saúde;
Não precisa estar em jejum e nem agendar o cadastro;
O cadastro consiste no preenchimento de uma ficha de identificação e na coleta de um simples exame de sangue para o teste de compatibilidade (tipagem HLA);
Seus dados e sua tipagem HLA serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME);
Quando aparecer um paciente com a medula compatível com a sua, você será chamado;
Novos testes sanguíneos serão necessários para a confirmação da compatibilidade;
Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir a doação;
Seu atual estado de saúde será então avaliado.
Este é um processo que requer muitos cuidados e a responsabilidade de doar é um comprometimento com a vida do outro. Seja um doador você também.