-
Seu carrinho está vazio!
O Dia Mundial de Combate ao Fumo foi criado em 1986 e dá início à normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva. A campanha tem como objetivo reforçar a criação de ações em âmbito nacional que contribuam com a sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
O Programa Nacional de Controle do Tabagismo criou uma cartilha com nome "Abordagem breve/mínima/básica na cessão do tabagismo" para orientar a população, em especial, profissionais que trabalham no apoio àqueles que querem parar de fumar sobre como se aplicar boas práticas no tratamento do tabagismo.
De acordo com a cartilha “O tabagismo considerado uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Nos mercados nacional e internacional, há uma variedade de itens derivados de tabaco usados de diversas formas: fumados, inalados, mascados ou absorvidos pela mucosa oral. Todos contêm nicotina, causam dependência e aumentam o risco de desenvolver doenças crônicas não
transmissíveis (DNCT). No Brasil, a forma predominante do uso do tabaco é o fumado”, aponta.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito aos dependentes do tabaco. Busque ajuda!