-
Seu carrinho está vazio!
O Dia Nacional de Controle da Asma acontece na mesma data em que começa o inverno, a estação em que as pessoas com a doença mais sofrem com crises. A data tem como objetivo mostrar a importância de manter o tratamento e controle da doença. A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia estima que cerca de 20 milhões de brasileiros convivam com asma.
O relatório global da asma de 2018 estima que o Brasil está em 8º na prevalência da asma. Por ser uma doença pulmonar inflamatória crônica, o Centro de Referência em Atenção à Saúde da Universidade Federal da Paraíba mostra que pacientes asmáticos devem redobrar os cuidados durante a pandemia.
Pacientes com asma costumam sofrer com crises recorrentes de falta de ar, tosse crônica, chiado e aperto no peito e ainda podem piorar durante à noite ou quando as pessoas realizam atividades físicas em um ritmo muito intenso. A doença pode ser classificada como leve, moderada ou grave e afeta crianças e adultos em diferentes fases.
Algumas medidas de controle ambiental podem ajudar a controlar as crises, conforme recomendação do Ministério da Saúde:
Deixar o ambiente do convívio diário, principalmente o quarto, bem limpo e arejado;
A limpeza deve ser diária com aspirador (de preferência que tenha o filtro HEPA) e pano úmido, sem produtos com cheiro forte;
Não usar vassouras, pois espalham a poeira fina, que ficará em suspensão e voltará a se depositar;
Retirar tapetes, carpetes, cortinas, almofadas, estantes com livros, enfim, tudo que facilite o acumulo de pó;
Encapar colchões e travesseiros com tecido específico, para criar uma barreira física contra o ácaro;
Evitar animais dentro de casa.
Para além das medidas de controle ambiental, o tratamento da asma deve acontecer também através do uso controlado de medicamentos. Como a medicação de manutenção que tem como objetivo prevenir o aparecimento de sintomas e evitar crises, já a medicação de alívio ajuda a controlar os sintomas quando há a piora da asma.
Atualmente, pessoas com asma grave estão listadas entre os grupos prioritários para receber a vacina da Covid-19. Consulte o calendário de vacinação do seu município.